CIRURGIAS ESTÉTICAS
Lipoaspiração
A lipoaspiração foi descoberta antes de 1980. Desde então, muitos aprimoramentos ocorreram na técnica. Atualmente ocupa lugar importantíssimo dentro do arsenal disponível ao cirurgião plástico,para refinamentos, usado em associação a outras cirurgias ou isolada.

Consiste em remover gordura (tecido adiposo) de determinadas áreas do corpo por aspiração, modelando e esculpindo o contorno corporal. Não é uma cirurgia de emagrecimento. Por isso é sempre importante manter uma dieta saudável e boa atividade física.

A lipoescultura consiste em reutilizar a gordura aspirada, infiltrando a mesma em regiões com depressões ou que necessitam de aumento para modelar o contorno corporal.

Indicação: Os melhores resultados são obtidos para remoção de gordura no abdômen, cintura, dorso, quadril (culotes) e outras regiões. Caso o paciente necessite cirurgias para remoção de pele, a lipo ajuda a melhorar o resultado mas não substituirá as mesmas.

Fatores para obter bons resultados: A lipoaspiração não produz mágicas, bem como nenhuma cirurgia plástica. Os melhores resultados dependem dos seguintes aspectos: não fumante, ter pele de boa qualidade sem estrias e boa elasticidas, sem flacidez e outras.

A anestesia a ser empregada vai depender das regiões, podendo ser local, bloqueios ou geral. O tempo do procedimento também poderá variar de meia até 4 horas.

A quantidade de gordura é muito relativa. Determinadas regiões possuem mais gordura que outras. Quanto menores as regiões aspiradas maior será a segurança, não dependendo tanto do volume aspirado.

As drenagens linfáticas são importantíssimas no pós operatório. Deverão ser iniciadas mais precoce possível, pois assim previnirá as fibroses que poderão determinar retrações indesejáveis e de dificil resolução.

A recuperação pós operatória: O afastamento das atividades laborais e físicas geralmente é pouco limitado. Depende das regiões e quantas regiões foram aspiradas.

A dor ou desconforto geralmente é importante nas primeiras 48 horas, necessitando uso de analgésicos convencionais e antiinflamatórios. O repouso e/ou afastamento das atividades pode variar de dois a 10 dias, mas deve ser avaliados caso a caso.
FOTOS
VÍDEOS
DÚVIDAS FREQUENTES

• A partir de quantos anos posso fazer lipo?

Em caso de mulheres, após 4 anos menstruando, consideramos que as alterações hormonais impostas pela puberdade já estão estabelecidas; logo, a cirurgia já é possível. Homens e mulheres têm como idade ideal para cirurgia após os 18 anos, principalmente devido à maturidade e a questões legais. Antes dessa idade, os casos deve ser analisados individualmente.

• Vou emagrecer fazendo lipo?

Emagrecer com lipo é um mito. O objetivo da lipoaspiração é melhorar o contorno corporal. Acentuar uma curva, realçar a cintura, retirar os excessos localizados. Realmente até ocorre alguma diminuição do peso corporal, mas não é o volume retirado que dá o resultado. Aliás, são as menores lipoaspirações que proporcionam resultados melhores. Quando o paciente está acima do seu peso, o ideal é perder uns quilinhos antes e, quando sobrar a gordura localizada¸ realizar a lipoaspiração. Grandes lipoaspirações trazem riscos maiores (veja abaixo em "riscos"). O Conselho Federal de Medicina estipulou em 7% do peso corporeo o volume máximo a ser lipoaspirado de uma só vez. (Ex: Se pesa 60kg, maximo: 4,2 litros). 

• Vou ficar roxa, inchada? Por quanto tempo?

Ficar roxa (equimose) e inchada (edema) é praticamente uma constante na lipoaspiração, variando em maior ou menor grau de acordo com o tamanho do procedimento. Em torno do 7º dia inicia-se regressão do inchaço, melhorando muito (em torno de 60%) até o 21º dia. Manchas roxas desaparecem antes. 

• A partir de quando vou poder ter vida normal? Tomar sol? Academia?

O retorno a vida normal depende do tamanho do procedimento. Em uma cirurgia média (abdome anterior e costas), em torno de 5 a 7 dias são suficientes para retornar à rotina, desde que não seja muito extenuante ou pesada. Alguns prazos estipulados para retorno às atividades (podem variar de acordo com a evolução):
Tomar banho: dia seguinte;
Dirigir: 5 dias;
Trabalhar: 5 dias (ambiente fechado, pouca atividade fisica);
Tomar sol: 60 dias (com roupa de banho. Não expor as cicatrizes por 6 meses, sob risco de cora-la definitivamente);
Academia: Caminhada com 7 dias. Corridas com 21 dias. Musculação: 30 dias.  

• Quais os conselhos para quem pensa em fazer uma lipoaspiração?

Se você está acima do peso, tente aproximar-se do ideal. Tente imaginar também por que isso aconteceu e corrija a causa! Junto com a cirurgia, devem ser aliadas mudanças no estilo de vida, principalmente alimentação e atividade física. De nada adianta fazer lipo e continuar sedentário e comendo erradamente. Deve-se encarar a cirurgia como o começo de uma era de transformações com mudanças positivas não somente no âmbito estético, mas também no direcionamento para uma vida mais saudável em todos os sentidos. Um bom resultado cirúrgico associado a uma vida engajada na qualidade de vida, traz inegáveis e ótimos frutos.

• Qual o tamanho das cicatrizes e onde ficam localizadas?

As cicatrizes são pequenas, cerca de 0,5 cm, geralmente em regiões escondidas nas roupas de banho. A utilização de protetores de pele durante o procedimento proporcionam cicatrizes de alta qualidade, quase imperceptíveis.

• É recomendável fazer drenagem linfática durante o pós-operatório?

Sim. A drenagem linfática é obrigatória porque diminui o inchaço e o desconforto após a cirurgia. Ela deve ser iniciada no 3º dia de pós-operatório, com frequência mínima de 3 sessões em dias alternados, podendo ser feita diariamente. Isto reduz muito a incidência de fibrose e retrações.

• O que é minilipo, lipolight e hidrolipo?

Estes procedimentos são sinônimos e nada mais são que uma lipoaspiração convencional realizada por segmentos corporais, geralmente feita em clínicas e com anestesia local. São marcadas várias sessões semanais com tratamento das diversas regiões por partes, aspirando uma quantidade de gordura pequena em cada sessão. Estes procedimentos não são realizados em nossa clínica por acreditarmos que a lipoaspiração, independente do porte, deve ser feita em ambiente hospitalar com a presença de anestesista e suporte adequado para qualquer intercorrência. Optando pela técnica adequada e com máxima segurança, médico e paciente obtêm um resultado harmonioso e bonito que traz de volta a autoestima e o bem-estar.
O sucesso e a segurança do procedimento dependem muito de sua sinceridade durante a consulta. Você será questionado sobre sua saúde, desejos e estilo de vida.
LOCAIS DE ATENDIMENTO:
Atendemos em todos os hospitais de Santa Maria e também algumas cidades próximas.
Agende com:
Rua Pinheiro Machado, 2380 - Cj.506
(55) 3221.4030 e 3222.4445
Santa Maria - RS - Centro

WhatsApp: (55) 9686-6036