CIRURGIAS ESTÉTICAS
Abdominoplastia
ABDOMINOPLASTIA OU PLÁSTICA  DE ABDOMEN

    Também chamada de DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL, consiste em remoção de uma elipse de pele e gordura  tendo como limite superior a cicatriz umbilical e inferior a prega abdominal ou a cicatriz pós cesariana e lateralmente variável conforme excesso cutâneo/adiposo, tendo como referência as espinhas ilíacas (Saliências ósseas laterais).          Assim será possível, harmonizar o contorno corporal e melhorar a silhueta e a cintura.

    Após esta remoção de pele e gordura é realizado uma reaproximação dos músculos do abdômen, sempre que os mesmos estiverem afastados a fim de melhorar a cintura e também reduzir a circunferência abdominal. Caso for encontrado uma hérnia será tratada neste ato.

    Não é uma cirurgia que visa emagrecimento,mas pode ser realizados procedimentos adicionais para remoção de gordura com lipo ao mesmo tempo ou alguns meses após.

    INDICAÇÃO: Recomendamos sempre que houver excesso de pele e/ou flacidez bem como afastamento dos músculos do abdômen pós gestação. Também por flacidez pós emagrecimento acentuado (por regime ou cirurgia bariátrica).
   ASSOCIAÇÕES COM LIPO: a lipoaspiração associada a abdominoplastia poderá trazer refinamentos muito importantes,o que não era possível até seu advento.Assim, poderemos remover gorduras localizadas principalmente na cintura e região abdominal.Entretanto, é importante salientar que a LIPO ASSOCIADA A ABDOMINOPLASTIA É CONTRAINDICADA EM FUMANTES OU EX FUMANTES , correndo enorme RISCO DE NECROSE(perda de vitalidade da pele) na região abaixo do umbigo.Caso desejarmos remover esta gordura do abdomen,poderá ser realizada em um segundo tempo,com muito cuidado e limitações.
        CONTRA-INDICAÇÕES:
   Assim como em qualquer cirurgia, várias doenças concomitantes poderão contraindicar a cirurgia. Para tal, uma avaliação clínica/cardiológica e laboratorial é sempre indispensável.

    INTERNAÇÃO E A CIRURGIA: Realizamos esta cirurgia sem internação prévia. Para isso o paciente deverá chegar ao hospital cerca de uma hora antes, em jejum inclusive de água, sendo que a ingesta de comida ou água deverá cessar oito horas antes.

    O tempo cirúrgico é em torno de duas horas .Caso sejam realizados procedimentos adicionais ou por outras dificuldades técnicas,este tempo podera ser maior.

    Após a cirurgia de abdômen ,todo paciente ficará internado por 24 horas (em alguns casos até dois dias).

    CUIDADOS PÓS OPERATÓRIOS: No pós operatório todo paciente fará uso de cinta ou faixa abdominal durante as três primeiras semanas, retirando as mesmas só para o banho.
O uso será mantido por mais trinta dias,podendo ser dispensado ao dormir.

    PÓS OPERATÓRIO: São realizados cerca de um a dois curativos pós operatórios bem como a retirada de drenos (que é indolor). Embora pouco frequente,varios curtivos podem ser necessarios.

     REPOUSO PÓS OPERATÓRIO: De um modo geral, classificamos em três fases:
Primeiros 15 dias de repouso absoluto fora da cama;
De 15 a 45 dias liberado para esforços leves
De 45 a 90 dias liberado para esforços médios e moderados(não erguer peso). Após este período o paciente poderá levar vida normal dentro de suas capacidades e limitações físicas.

    CICATRIZ E SENSIBILIDADE: A cicatrização terá atingido sua total maturação após 18 meses,quando deverá ter aspecto mais claro, podendo variar em alguns casos. A sensibilidade acima da cicatriz se restabelecerá mais ou menos no mesmo período,sendo que em uma pequena área na região supra púbica permanecerá com sensibilidade reduzida para sempre.
    COMPLICAÇÕES EM ABDOMINOPLASTIA:
As complicações em abdominoplastia não são muito frequentes.Mas elas exitem.
-Seroma-é a coleção de líquido sanguinolento que poderá aparecer a partir do quinto dia pós operatório,Geralmente é solucionado com simples  aspirações .
-Retração cicatricial e assimetria da cicatriz-pode resultar após a formação do seroma,ou pela má qualidade da cicatrização que uma pessoa tem.Esta complicação deixa o abdomen levemente volumoso abaixo do umbigo e elevação da cicatriz.Pode ser facilmente resolvido com uma microcirurgia,resultando num bom aspecto final.
-Orelhas ou sobras nas extremidades da cicatriz-geralmente só aparecem algumas semanas após a cirurgia.A correção é bastante simples e com possibilidade de bons resultados.Estes retoques são realizados ambulatorialmente e sob anestesia local, permitindo que o paciente retorne as suas  atividades de imendiato.
-Necrose ou perda de vitalidade da pele-é uma das complicações mais indesejadas.Ocorrre por deficiência circulatória causada pelo fumo,tração ou compressão excessiva,e mais frequentemente por prováveis  malformações da microcirculação do abdomen.A correção poderá ser simples ou até muito complexa,dependendo da extensão e localização da  necrose.
-Cicatriz quelóide ou hipertrófica-geralmente são causadas por fatores genéticos,mais comum em peles escuras,mas também podem ocorrer em qualquer tipo de pele.Muitas vêzes podem ser já esperadas pelo paciente caso apresente cicatrizes em outras regiões,No entanto poderemos ser surpreendidos porque cada região tem respostas cicatricias diferentes.
FOTOS
VÍDEOS
DÚVIDAS FREQUENTES

• Qual é o tamanho da cicatriz de uma abdominoplastia?

Poderá variar muito caso a caso. É mais comum ficar entreas espinhas ilíacas, isto é, as saliências ósseas  da cintura. Mas poderá ser além destas saliências e até a região lombar. O que vai realmente determinar a extensão é a quantidade de pele excedente que sempre deverá ser removida, sem deixar pregas ou ¨orelhas¨. Deve-se tentar deixar a cicatriz na prega inferior do abdômen na região em que as roupas intimas escondam. Infelizmente nem todos os casos são 100% possíveis. Existem limitações.

• Terá problemas caso engravidar após a abdominoplastia?

Não terá problemas. Não recomendamos esta cirurgia para quem deseja ainda uma gravidez. Como a pele ficará esticada pele cirurgia, um aumento do abdômen durante a gestação, poderá romper estrias que não serão removidas.

Existem casos especiais que devem ser analisados. Não deve-se generalizar. Converse com seu cirurgião caso ainda desejar uma gravidez.

• Qual é a diferença entre mini abdominoplastia e abdominoplastia?

Na mini abdominoplastia a quantidade de pele removida é menor que a abdominoplastia clássica. A indicação é restrita a casos em que o umbigo tem posição bem alta e pouca pele excedente. O cirurgião terá que avaliar e decidir qual das duas cirurgias será indicada.

• Em abdômen saliente ou muito projetado, que resultado pode-se esperar?

Estes tipos de abdômen tem algumas peculiaridades a serem analisadas. Caso a musculatura esteja flácida, o reforço desta, poderá trazer benefícios. Porém  a quantidade de tecido adiposo (gordura localizada) poderá deixar o resultado insuficiente, bem como a postura, enfisema pulmonar e outros problemas poderão ser causas difíceis ou até impossíveis de resolver.

Uma lipoaspiração em um segundo tempo para casos de gordura localizada poderá melhorar ou até resolver.

• A abdominoplastia deixará remove gorduras?

A cirurgia de abdômen visa remover um retalho em forma de elipse infra umbilical com a respectiva pele e gordura. Esta parte removida não tem muito peso (de 500g até 2000g). Portanto, NÃO é uma cirurgia de emagrecimento.

• Como ficará a sensibilidade do abdômen apósa abdominoplastia?

É previsível uma redução da sensibilidade na região abaixo do umbigo. Inicialmente é de extensão maior. Com algumas semanas a área reduz um pouco.Uma pequena área a sensibilidade NÃO RETORNARÁ ao normal.

• Em quanto tempo após a cirurgia pode-se retornar a atividade sexual?

Geralmente de duas a três semanas após. Deve-se conversar com seu médico que poderá levar em conta a evolução pós operatória.

• É possível fazer outras cirurgias ao mesmo tempo que a abdominoplastia?

Geralmente sim. Deve-se avaliar as condições clinicas gerais acima de tudo. É frequente a associação de cirurgias ginecológicas, cirurgias de mamas, lipo, etc. A associação não pode exceder um tempo que possa diminuir a segurança.
LOCAIS DE ATENDIMENTO:
Atendemos em todos os hospitais de Santa Maria e também algumas cidades próximas.
Agende com:
Rua Pinheiro Machado, 2380 - Cj.506
(55) 3221.4030 e 3222.4445
Santa Maria - RS - Centro

WhatsApp: (55) 9686-6036